Tem dúvidas ou sugestões pra me dar? Envie por esse formulário ao lado que eu faço questão de te responder pessoalmente 😉

Comentários

comentários

Supere a ansiedade e o estresse e viva uma vida plena e feliz!

Supere a ansiedade e o estresse e viva uma vida plena e feliz!
3 de novembro de 2015 Erika Mendel

Estresse e ansiedade estão sendo considerados como mal do século. Te trago nesse artigo algumas informações valiosíssimas para a manutenção do seu equilíbrio emocional.

Nessa batalha contra o mal do século, você não precisa de armas. Você só vai precisar do seu corpo, da sua vontade e intenção e estar presente no “campo de batalha”. E agora o que é o melhor: Não vai precisar nem colocar a mão no bolso! Bom isso, né?

Primeira dica na batalha contra o mal do século:

Muitos negligenciam a função da respiração e muitas vezes não param para observar a forma que respiramos, mas a respiração é muito importante. Podemos ficar até 30 dias sem comer, até 3 dias privados de água, mas não podemos ficar 3 minutos sem respirar. Nosso cérebro tem um peso de 2% do peso corporal mas ele consome 20% do ar que consumimos.

Se você não respira da forma adequada e não absorve a quantidade de oxigênio ideal para os padrões de um bom funcionamento do cérebro, você pode estar prejudicando as suas funções cognitivas comprometendo assim os níveis de atenção e concentração. Esses efeitos podem comprometer a memória e gerar um desequilíbrio emocional como um todo.

Muita gente se queixa que é memória já não é mais a mesma.  Quando você está estressada e o cérebro se sente ameaçado pelas preocupações por exemplo e a tendência é que a respiração fique mais ofegante e mais superficial.

A maioria de nós respira muito mais o tórax do que com o diafragma.

Vou te propor um exercício de respiração abdominal, que vai te levar a um relaxamento. Quando estamos relaxados a respiração é mais profunda e mais lenta, oxigenando mais o cérebro. Quando estamos nessa situação, estamos informando ao cérebro que está tudo bem, que não nossa segurança não está ameaçada e isso nos permite estar mais no momento presente.

Quando você está no momento presente você aumenta a probabilidade de ter novas ideias aumentando o seu potencial cognitivo. Fica mais fácil para você observar no seu dia-a-dia todos os recursos que estão disponíveis.

Quando você está relaxado você está mais disposto a aprender.

A respiração diafragmática, também conhecida como respiração abdominal ativa o sistema nervoso parassimpático e promove o relaxamento.

Por outro lado, a respiração no peito ativa o sistema simpático e prepara o corpo para uma reação de luta ou fuga. Armazena oxigênio extra no corpo e causa excitação, medo e ansiedade.

Vamos lá?

Esta técnica pode ser aplicada em qualquer momento e posição, ou sentada ou deitada.

 Coloque uma mão sobre a barriga e a outra sobre o tórax.

  • Agora inspire devagar e profundamente levando o ar para a sua barriga. Se possível, inspire pelo nariz e expire pela boca.
  • A mão colocada na barriga deve mover-se mais do que a mão colocada no tórax.
  • Deixe que a tensão continue a fluir para fora do seu corpo com cada expiração.
    Imagine que a sua respiração está a relaxar o seu corpo e a clarificar a sua mente.
  • Mantenha este ritmo de respiração lenta por alguns minutos.

Pronto!

Segunda dica na batalha contra o mal do século:

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, declararam o monge budista Matthieu Ricard é o homem mais feliz do mundo.

O grupo de cientistas constatou que o cérebro dele produz um nível de ondas gama nunca antes relatado no campo da neurociência. As ondas gama estão envolvidas quando há uma maior atividade cerebral e contribuem para a consolidação de informações.

Os resultados mostraram uma atividade mais elevada do segmento esquerdo do córtex pré-frontal do cérebro. Esta região é a principal responsável pelo sentimento de felicidade. A exploração do cérebro de Ricard revelou que, graças à meditação, ele tem uma capacidade incrivelmente anormal de sentir felicidade e uma propensão reduzida para a negatividade.

Veja alguns benefícios da meditação:

  • Libera o estresse acumulado em seu sistema e previne contra o estresse futuro;
  • Cada célula do corpo é preenchida com mais energia. Quando o nível de energia no corpo aumenta, sentimos mais alegria, paz e entusiasmo.
  • Diminui a ansiedade;
  • Aumenta a estabilidade emocional;
  • Aumenta a criatividade;
  • Aumenta a alegria;
  • Desenvolve a intuição;
  • Ganha mais clareza e paz na mente;
  • Os problemas se tornam pequenos;
  • Aguça a mente através do ganho de foco e a expande através do relaxamento.

Espero que você esteja gostando. Se você já começou a praticar, saiba que está no caminho de sua felicidade autêntica.

Comece já! Liberte-se da ansiedade e estresse para manter-se jovem e viver mais e melhor!

Um beijo no coração!

Erika

 

Comentários

comentários