Tem dúvidas ou sugestões pra me dar? Envie por esse formulário ao lado que eu faço questão de te responder pessoalmente 😉

Comentários

comentários

Seja uma Ghostbusters dos seus Pensamentos

Seja uma Ghostbusters dos seus Pensamentos
1 de julho de 2015 Erika Mendel

Se lembra do Ghostbusters? Aquele filme de caça fantasmas… Xi lá vai tempo, acho que eu ainda nem tinha beijado na boca quando o filme estreou!

Falando em filme, Qual é o seu filme preferido? Filmes de romance? De aventura? Comédia? Que tal o filme da sua vida com uma pitadinha de cada? Que tal você como espectador desse filme observando a conduta do protagonista? Se imagine como um observador das atitudes deste personagem.

Você enquanto observador seria capaz de detectar pensamentos negativos e perceberia quando fossem ativados os padrões de pensamento ruins que diminuem a autoestima. Um auto detector de fantasmas mentais.

Sabia que a auto observação é um recurso psicológico muito útil que ajuda a aumentar a consciência em muitas situações?

Observe os seus pensamentos negativos, sem julgamento. Não se culpe e nem se critique (lembre-se da postura 1 – Você é a melhor que pode ser neste momento, com qualidades e defeitos!) e me responda:

Você, frequentemente se coloca no lugar de vítima?

Tenho a impressão que a maioria de nós (me incluo neste estatística rssrs!) vai dizer que não. Mas o que é se vitimizar então?

Quantas vezes você teve o pensamento de que você não merece isto que está acontecendo no momento? Seja um tratamento por parte de seu filho, seja um tratamento por parte do seu chefe ou seja um tratamento por parte do seu marido.

Você acha que não merece, você diz que ninguém te escuta, ninguém te entende e que não te dão bola!

Saiba que este pensamento sobre si mesma é uma vitimização e que faz muito mal para você e para a sua autoestima.

Você tem mania de criar a o pior cenário?

Então, hoje o seu chefe chegou e não te cumprimentou como usualmente faz. Ele te virou o nariz, e só pode existir uma motivo para isto, você pensa: euzinha! Poxa, eu sabia que aquele relatório não estava tão bem feito, poxa será que deu problema junto a gerencia? e agora, será que eu vou ficar na berlinda?

Ou então, você faz um exame e como todas nós (sem exceção) você baixa o exame da internet e já vai logo comparando aos valores referenciais, e opa… Esta taxa aqui, aí meu Deus, esta alta. O que será que isto significa? Tenho que perguntar ao Dr. Google. Será que… aí meu Deus…

…E assim vai um rio de pensamentos negativos que só te levam para o oceano da preocupação e de estados “não bons”..

Se você se coloca no lugar do observador, você é capaz de perceber estas posturas equivocadas, e identificar estes pensamentos. E aí você tem a grande chance de dizer para si mesma “Olha eu novamente com esta tendência a pensamentos negativos que me colocam para baixo! Para com isto, eu te aceito, estou aqui para te apoiar. Não importa o que você faça eu te apoio e te cuido”

Uma vez que você se distancia dos seus pensamentos negativos, não se identificando com eles, você pode mais facilmente substitui-los por pensamentos positivos fortalecedores. Esta ação é um hábito positivo que será reforçado com a repetição, persistência e determinação.

Gente! Só por que o chefe tá de nariz virado, não necessariamente tem a ver com você. Isto se chama personalização negativa. Quanta coisa há de estar passando sem que seja você a primeira da fila a ser a causadora? Abra sua perspectiva enxergue além reduzindo a possibilidade de mal entendido. Entendido?

Quando você está confiante, bem disposta, segura, de bem com a vida, no controle das situações, como  você pensa? Claramente, sem dúvida alguma arrisco a dizer que: você pensa positivo!

 

Pílula de Felicidade:

  • Crie uma frase do tipo “cartão vermelho” para você. Exemplo de frase: “Olha eu novamente com esta tendência a pensamentos negativos que me colocam para baixo! Para com isto, eu te aceito, estou aqui para te apoiar. Não importa o que você faça eu te apoio e te cuido”. Você pode usar esta ou criar a sua própria.
  • Quando vocês observar a chegada de uma pensamento negativo, substitua este pensamento pela sua frase

Ah.. e não se esqueça de Experimentar “Pílula da Motivação”. Se inscreva gratuitamente no minicurso abaixo e tenha acesso a nossa área de membros exclusiva.

Beijos..

Comentários

comentários