Tem dúvidas ou sugestões pra me dar? Envie por esse formulário ao lado que eu faço questão de te responder pessoalmente 😉

Comentários

comentários

Como elevar os seus níveis de emoções positivas através do Perdão

Como elevar os seus níveis de emoções positivas através do Perdão
5 de agosto de 2015 Erika Mendel

“Só quem entende a beleza do Perdão pode julgar seus semelhantes”. Sócrates

O perdão ajuda a minimizar o sofrimento e ajuda a proteger a saúde.

A depressão é caracterizada por uma tristeza constante. Geralmente ela está relacionada à experiência de perdas significativas. Atualmente, há vários estudos, que associam a depressão e outras doenças com a falta da capacidade de perdoar.

Pensamentos negativos repetitivos geralmente paralisam e não permitem que a pessoa siga em frente com a sua vida. Esses estados, muitas vezes, geram estresse elevados, mudanças no afeto, na cognição e no comportamento. O estresse e à raiva estão diretamente relacionados com o aumento da pressão arterial. Guardar rancor afeta o coração!

Estudos comprovados

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, em San Diego, pessoas que deixam a raiva de lado são menos propensas a terem mudanças na pressão arterial.

No estudo, os pesquisadores analisarem 200 voluntários. Foi solicitado aos voluntários que pensassem algum momento em que um amigo lhes havia ofendido.

Para metade do grupo, a orientação foi que simplesmente pensassem na situação e nas pessoas envolvidas enquanto para a outra metade, foi encorajado perdoar o que aconteceu.

Após tais solicitações, o grupo foi distraído com outra coisa e logo após, os participantes foram conectados a monitores que analisavam a pressão arterial e também uma leitura do ritmo cardíaco.

O grupo o qual foi incentivado a pensar simplesmente no acontecimento, teve maior aumento de pressão do que no grupo dos que perdoaram. Ambos os grupos não tiveram nenhuma diferença na frequência cardíaca.

Uma abordagem científica

Hoje, a abordagem sobre o Perdão vai muito além da religião e é tema de estudos científicos!

Os estudos recentes da novíssima e poderosa abordagem da psicologia, chamada psicologia positiva, considera o perdão como uma qualidade humana, ou força de caráter. Inclusive, Martins Seligman, pai da psicologia positiva, diz que o perdão é a única ferramenta nós temos que permite reescrever a nossa história e renovar a nossa memória.

As qualidades humanas são pilares sobre os quais nós podemos atingir as nossas virtudes. Nesse caso, o perdão é uma qualidade que está relacionada a virtude da temperança.

Pílulas de Felicidade:

Te passo agora 7 pílulas, ou seja 7 dicas para te ajudar nesse processo:

1) Avalie o que tem a perder em não perdoar:
O que você ganha e o que você perde? Pode ser que perceba que a única coisa que tem a ganhar é uma úlcera! O que você prefere? Ser feliz ou ter razão?

2) Expresse  as suas emoções:
Se precisar extravasar ás mágoas, permita-se chorar, gritar, xingar. Talvez você tenha que demonstrar com suas emoções através de palavras, com uma conversa ou com uma mensagem. Expresse o que você está sentindo! Guardar raiva e ressentimento não vai ajudar.

3) Você pode conversar com alguém:
Busque um amigo, um familiar ou uma pessoa que você admire e confie. Quem saiba um profissional, um psicólogo ou algum outro terapeuta. Muitas vezes o mais importante é simplesmente ser ouvido!

4) Coloque-se no lugar do outro:
Desenvolver a empatia é uma boa atitude. Empatia é “andar com o calçado do outro”. Ao perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, muita coisa pode ficar clara para um próximo passo ao perdão!

5) Inspire-se em bons exemplos:
Será que você conhece alguém que passou por uma situação parecida e que conseguiu enxergar a situação segundo algum outro ponto de vista? Se essa pessoa conseguiu tomar atitudes internas e externas em prol da solução do problema, será que você também não é capaz? Outra excelente dica é buscar na sua própria história: você mesmo, em alguma outra situação parecida, conseguiu atuar de uma forma que te trouxe um bom resultado?

6) Comunique-se e Saiba ouvir:
A comunicação entre as pessoas é um fenômeno que facilita.. mas as vezes dificulta. Uma comunicação trucada, um mal entendimento, uma interpretação mal feita pode arruinar uma relação. Assim sendo, procure ouvir a outra parte. Cheque a comunicação, perguntando se a pessoa quis mesmo dizer o que você entendeu. Pode ter havido algum Gap. Saiba ouvir.

7) Deixe o tempo fazer o seu efeito:
Dê tempo ao tempo. Um ferida hoje, aberta, te traz um nível de dor.. A medida que o tempo passa as feridas cicatrizam. Cada um no seu tempo…

Enfim… Considere o perdão como algo positivo, como uma conquista. Não ligue para o que as pessoas vão falar, seja simplesmente você, agindo com as suas melhores intuições. Simplesmente permita-se amar-se incondicionalmente, semeie a humildade, perceba os prejuízos que o rancor e ressentimento estão te causando.
Se você gostou e quer ficar por dentro das novidades, deixe o seu e-mail!

Comentários

comentários