Tem dúvidas ou sugestões pra me dar? Envie por esse formulário ao lado que eu faço questão de te responder pessoalmente 😉

Comentários

comentários

Os cinco caminhos para ir além da felicidade

Os cinco caminhos para ir além da felicidade
15 de dezembro de 2015 Erika Mendel

Antes de te contar quais são estes caminhos para ir além da felicidade, quero te contar em que me baseei para escrever este artigo para você.

Esta teoria tem como base a Psicologia Positiva e se fundamenta na teoria do Florescimento, proposta por Martin Seligman que é o “pai” da psicologia positiva.

Mas, o que é a Psicologia Positiva?

Ela é uma nova abordagem na área da Psicologia que trabalha dentro de parâmetros de investigação científica. Alguns objetivos da psicologia positiva são:

• Investigar as qualidades das pessoas e ajudar a promover o seu funcionamento positivo potencializando o exercício das virtudes humanas.
• Melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudar a prevenir patologias. Segundo a OMS, Saúde não é ausência de doença. Saúde é bem estar físico, emocional e social.
• Oferecer diretrizes para que pessoas possam viver suas vidas de forma com que a vida valha a pena ser vivida.
• Mudar o foco das pessoas evitando que eles baseiem suas vidas nas experiências ruins que tiveram e as convidando para apoiar-se nas experiência positivas.
• Promover o funcionamento positivo das pessoas.
• Descobrir o que há de bom nas pessoas e não somente tentar corrigir o que falta ou que não funciona bem.

Veja bem, a Psicologia Positiva não tem nada a ver com pensamento positivo. Ela trata de uma abordagem científica a respeito do que torna a vida plena e feliz.

Vale a pena reforçar a característica central da psicologia positiva de que todas suas aplicações são empiricamente testadas e informadas.

Um outro aspecto que vale reforçar é que a Psicologia Positiva é uma das bases fortes do Coaching, uma vez que este processo de desenvolvimento é focado em desenvolver pessoalmente e profissionalmente o melhor do ser humano, buscando a ressignificação dos aspectos disfuncionais.

Conheça os 5 caminhos para o florescimento:

Martin Seligman ficou conhecido como “doutor felicidade” depois de estudar, por mais de 20 anos, como é possível ser mais feliz. Em 2002, propôs sua primeira teoria no livro Felicidade Autêntica.

Ele mesmo, reviu sua teoria e a substituiu pela Teoria do Florescimento, que tem como objetivo estudar além da felicidade: O Bem-Estar. Dr. Seligman afirma: mais importante do que ser feliz é viver bem.
Vamos então passear pelos caminhos do Bem-Estar:

1. Emoções Positivas

Hoje em dia sabemos que a inteligência emocional é um pilar básico para o sucesso. Emoções podem tanto arrastar alguém para o fosso quanto ajudá-lo a tornar-se um campeão.
As Pesquisas em Psicologia Positiva apontam que emoções como esperança, otimismo, engajamento, contentamento, alegria, satisfação, desfrute, gratidão e amor entre outras, não apenas garantem um bem-estar momentâneo. É! Elas são essenciais para a boa manutenção dos nossos recursos interiores. As emoções positivas nos trazem inúmeros benefícios:

• Melhoram a saúde física e mental,
• Propiciam um escudo contra a depressão e doença,
• Ampliam a atenção, o pensamento e a criatividade acessando planos de ação fora da rotina típica
• Aumentam a flexibilidade,
• Aumentam a amplitude da cognição e do comportamento,
• Aumentam a expectativa de vida,
• Melhoram o sucesso na escola e no trabalho,
• Melhoram relacionamentos sociais

Enfim: Constroem recursos físicos intelectuais sociais psicológicos duradouros que funcionam como reservas diante das dificuldades.

Do outro lado, as emoções negativas prejudicam a saúde, diminuem a expectativa de vida, prejudicam os relacionamentos de forma geral entre muitas outras, digamos, desvantagens.

Agora cuidado: Valorizar demais a sensações boas mais passageiras, é um dos principais obstáculos do bem-estar da vida moderna. Por incrível que pareça, os cientistas sugerem limites para as emoções positivas.

Pílulas de Felicidade: Aumentando emoções positivas

Aumente suas emoções positivas expressando gratidão, cultivando otimismo, praticando gestos de cortesia, aprendendo a perdoar, saboreando as alegrias da vida, cuidando do corpo. Aumente os seus momentos de prazer. Eles não só apenas fazem com que você se sinta bem, mas também ampliam seus horizontes e constroem habilidades sociais, físicas e intelectuais.

Você já conhece o curtigrama?

  1.  Preencha o curtigrama com uma lista de atividades de acordo com a frequência em que você faz e se você curte ou não.
  2. Observe principalmente as atividades que você curte fazer mas não está fazendo no momento.
  3. Comprometa-se em realizar essa atividade pelo menos uma vez por semana, aumentado os seus momentos de prazer e consequentemente as emoções positivas

Curtigrama

 

2. Engajamento

O ser humano tem necessidade de estar envolvido com algo. Ele precisa saber que faz parte de algo e esse algo o empolga. Esse sentimento é uma espécie de fonte de força para autosuperação.

Então, descobrir aquilo que se tem vocação para fazer é uma porta para o sucesso.

Quantas pessoas sofrem com emoções negativas por estar exercendo atividades que não trazem nenhum prazer a elas além da renda propriamente dita?

Não tem outro caminho: você tem que gostar do que está fazendo! Além disso, você nunca será bom se não gostar do que faz.

Os cientistas também chamam isso de estado de flow.

Do ponto de vista neurológica, nosso sistema nervoso não pode processar mais do que uma certa quantidade de dados por segundo. Quando estamos realmente envolvidos em um processo completamente engajados nesse dito estado de flow, ele não tem muita capacidade de monitorar como seu corpo está se sentindo, se está com fome, cansado ou mesmo pensar em seus problemas mundanos de casa e burocracias.

Vou te contar agora algumas características desse estado:

1. A pessoa fica completamente envolvida no que se está fazendo: com foco e concentração.
2. Ele é acompanhando de um sentimento de êxtase. É como estar fora da realidade do dia-a-dia. Nada mais importa naquele momento.
3. Existe uma sensação de uma maior claridade interna o que permite saber exatamente o que deve ser feito. O feedback é imediato. Sabe-se que a atividade é possível e que nossas habilidades são adequadas para a tarefa.
4. Vem acompanhada de um sentimento de serenidade, sem preocupações e um sentimento de estar crescendo além dos limites do ego.
5. Tem-se uma idéia de estar além da dimensão temporal, totalmente focado no momento presente. As horas parecem passar como se fossem minutos.
6. Existe uma Motivação intrínseca, seja qual for o elemento que produz o flow é a nossa própria recompensa

Cada pessoa encontra o flow quando está fazendo aquilo que realmente gosta. Quando temos controle temos um bom domínio do que está fazendo sem que se sinta muito desafiada.

Pílulas de Felicidade: Engajamento

Busque descobrir os seus talentos e seus pontos fortes. O engajamento com certeza virá a partir dessa descoberta e dessa prática regular. Você também pode comprar o livro “Descubra os seus Pontos Fortes”.

Ele traz um código para você fazer um teste superdetalhado na internet que com certeza vai te ajudar no caminho do engajamento.

3. Sentido

Qual o sentido da vida? Talvez a melhor resposta seja: o significado da vida é qualquer coisa que seja significante para mim. O poeta Cazuza cantou uma vez: “Ideologia eu quero uma pra viver”.
Isso faz muito sentido para o sentido do sentido que estamos falando aqui!

Porque a pessoas casam? Porque as pessoas tem filhos? Simplesmente porque eles dão sentido à vida.
As pessoas necessitam estar envolvidas com algo maior que eles mesmos. Ter um propósito. Uma crença ou filosofia. Algo que traga sentido à vida.

Conhecer o seu propósito tem a ver com autoconhecimento.. Quando buscamos entender o que nos inspira, o que nos motiva e nos torna plenos, estamos mais próximos de nós mesmos e de conquistar aquilo que consideramos ser o essencial para a nossa realização.

Ela não necessariamente precisa ser, grandiosa, valiosa ou ter que ajudar à muitas pessoas.

Pílulas de Felicidade: Sentido

Descubra qual é o seu sentido na vida. Busque qual é o seu propósito é a sua missão? Eu desenvolvi um minicurso “A Pílula da Motivação” que te ofereço gratuitamente neste link que pode te ajudar nesse autoconhecimento.

4. Realização

Muitas pessoas acham que as conquistas materiais ou metas existências são a fonte para o sentimento de felicidade e vivem em busca das realizações esquecendo os outros pontos que já mencionei acima.

Muitas vezes estão focadas nas conquistas a qualquer preço e acabam vivendo uma vida sem sentido e sem engajamento.

Mas atenção, a realização e conquista é um (e não apenas) dos caminhos para alcançar o bem-estar.

Quando alcançamos algo, uma meta concreta, isso fica registrado em nosso cérebro como uma capacidade que temos de atingir objetivos. Ao alcançar os objetivos, aumentamos a nossa autoconfiança e autoestima.

Por outro lado, sabotar os próprios sonhos, deixando de fazer algo importante para você, deixa registrado que somos autossabotadores trazendo efeitos contrários.
A realização depende de engajamento, traz emoções positivas e pode dar um sentido à vida.

Pílulas de Felicidade:

Tenha sempre pequenas e grandes metas e curto é médio prazo. As pequenas conquistas são verdadeiros combustíveis para alcançar metas mais trabalhosas. Você pode também buscar um coach e iniciar um ciclo de coaching. Isso com certeza te ajudará muitíssimo!

5. Relacionamentos Positivos

Cercar-se de pessoas é melhor antídoto contra a dificuldade e o elemento mais eficaz para obter satisfação na vida. As outras pessoas são o melhor apoio para os momentos difíceis da vida. Você sabia que praticar um ato de bondade para o outro produz um aumento momentâneo no bem-estar maior que qualquer outro exercício que os cientistas já testaram?

Lembre se da última vez em que se sentiu feliz por se sentir orgulhoso. É bem provável que você não estivesse sozinho nesta hora.

Somente podemos compreender o comportamento humano através das relações. O outro é o nosso espelho e a nossa identidade se revela no outro.

As pessoas vivem em grupo, trabalham em grupo e se divertem em grupo. A convivência – Viver Com – é uma grande oportunidade para estabelecer contato com outras pessoas e praticar uma comunicação efetiva e afetiva.

Pílulas de Felicidade: Relacionamentos Positivos

i) Saia de casa, convide um amigo para um almoço. Faça disso uma prática regular.
ii) Faça uma lista das pessoas que você mais convive no seu dia-a-dia. Analise quais delas você pode considerar positivas. Como está a ecologia das suas relações?

Conclusão:

Não sei se você percebeu, mas todos os 5 caminhos têm algo em comum. Será que você e capaz de dizer o que eles têm em comum? Eles, todos eles, dependem do autoconhecimento.

Não sou nenhuma teórica em felicidade, não sou nenhuma acadêmica ou cientista. Eu acredito que estou apenas dando os meus primeiros passos nesse caminho. Afinal, eu acredito que o desenvolvimento pessoal acontece ao longo de toda uma vida, mas me permito a fazer uma afirmação: a felicidade e o bem-estar andam de mãos dadas com o autoconhecimento!

Fica aqui a minha dica final: Busque sempre e invista sempre no seu autoconhecimento.

Faça a sua vida valer a pena!!!

Beijos no coração!

Erika

Comentários

comentários