Tem dúvidas ou sugestões pra me dar? Envie por esse formulário ao lado que eu faço questão de te responder pessoalmente 😉

Comentários

comentários

Esperança: fonte para uma vida plena

Esperança: fonte para uma vida plena
28 de abril de 2016 Erika Mendel

Olá! Nesse artigo vamos falar de esperança!

Antes de trazer mais esperança para sua vida, vou te contar uma estória… O Mito de Pandora.

Prometeu, deus cujo nome em grego significa “aquele que vê o futuro”, doou à humanidade o fogo e também as técnicas para acendê-lo e mantê-lo.

Zeus, o soberano dos deuses, se enfureceu com esse ato, pois o segredo do fogo deveria ser restrito aos deuses. Por isso, ordenou a Hefesto o Deus ferreiro, que criasse uma mulher que fosse perfeita, e que a apresentasse à assembleia dos deuses.

Hefesto a conduziu pessoalmente aos deuses, e todos ficaram admirados; cada um lhe deu um presente, um dom particular:

Atena lhe ensinou a arte de tecer;

Afrodite lhe deu o encanto, que despertaria o desejo dos homens;

Hermes, o mensageiro dos deuses, lhe concedeu a capacidade de falar, a arte de seduzir os corações por meio de discursos envolventes.

Depois que todos os deuses lhe deram seus presentes, ela recebeu o nome de Pandora, que em grego quer dizer “todos os dons”.

Finalmente, Zeus lhe entregou uma caixa bem fechada, e ordenou que ela a levasse como presente a Prometeu.

Prometeu não quis receber nem Pandora, nem a caixa, mas seu irmão, Epimeteu, cujo nome significa “aquele que reflete tarde demais”, ficou encantado com a beleza de Pandora e se casou com ela.

A caixa de Pandora foi então aberta e de lá escaparam a Senilidade, a Insanidade, a Doença, a Inveja, o Vício, a Praga, a Fome e todos os outros males, que se espalharam pelo mundo fazendo com que a existência dos homens se tornasse miserável a partir de então.

Assustado, Epimeteu tentou fechar a caixa, mas já era tarde demais. Só havia restado dentro um único item: a Esperança, uma criatura alada que estava preste a voar, mas que ficou aprisionada na caixa.

É graças a ela que os homens conseguem enfrentar todos os males e não desistem de viver.

Agora que você conhece uma estória de esperança, vamos começar a abraça-la!

Bem, esperança é a crença de que a vida pode ser melhor. Mas não é só isso, a esperança está associada a uma motivação e a um esforço concreto pra fazer com que a sua vida seja mais feliz em todos os sentidos.

Então, esperança tem a ver com PENSAR que leva a um COMPORTAMENTO ou seja uma ação e que te gera uma SENSAÇÃO de prazer pois conquistou um desejo.

Ter esperança implica em uma ação e não ficar simplesmente de braços cruzados.

Os cientistas conceituam a esperança como: a capacidade de definir claramente metas,  juntamente com a capacidade de alcançá-las.

São duas as características fundamentais da Esperança:

A primeira seria um pensamento com base em caminhos,  ou seja formas que o levam concretizar a meta desejada.

A segunda seria um  um sentimento de motivação para mover-se  através dos caminhos definidos para alcançar o seu desejo.

Por que aumentar o seu nível de esperança?

  • As pessoas com esperança tem um pensamento e ação direcionado para metas
  • Elas desfrutam de emoções positivas que têm origem nesse histórico de sucesso.
  • Elas interpretam os obstáculos como desafios e estão sempre buscando e identificando novos caminhos ou formas para atingir os seus desejos.
  • Exploram rotas alternativas para alcançar os desejos
  • Lidam bem com desafios

Assim como dos outros aspectos apresentados neste treinamento,  a esperança pode ser modificada através de exercícios.

A Teoria da Esperança afirma que a busca bem-sucedida de metas desejadas resulta em emoções positivas e como consequência, mais motivação para desenvolver novas iniciativas contínuas na busca de novas metas.

Uma coisa importante que você precisa saber é que, de acordo com Teoria da Esperança, a melhor forma de desenvolve-la, seria trabalhar com metas pequenas e graduais de maneira contínua. Isso irá te ajudar aumentar aos poucos o seu nível de esperança.

As metas diárias são muito importantes pois fornecem um senso de esperança cada vez maior o que te motiva a continuar alcançando metas a cada novo dia!

Quando você cumpre uma meta diária, você se sente mais fortalecida, mais motivada e com mais esperança,  gerando um ciclo de sucesso e realização que se retroalimentam entre si.

Pílulas de Felicidade para Esperança:

Vamos fazer um exercício que convida você a potencializar a esperança.

Ele tem como objetivo aumentar a sua  esperança, desenvolvendo o pensamento baseado em caminhos,  e também melhora a sua motivação para usar os caminhos e atingir as metas.

Vamos lá?

Lápis e papel na mão! Lembrando que nessa página você encontra um documento com o detalhamento do exercício. Você pode imprimi-lo e escrever nele.

Passo 1: Escreva no quadro 1 uma meta de médio ou curto prazo. Ao escrever, observe se a sua meta cumpre os seguintes quesitos:

Ela é específica
Ela é mensurável?
Ela é atingível?
Ela é relevante?
Você especificou um tempo para atingi-la?
Ela é autônoma ou seja depende de você?

Caso a meta não cumpra todos itens acima, reformule sua meta de forma a atender todos os quesitos.

Passo 2: No quadro 2, desmembre a sua meta em uma série de metas menores, os seja quais são os passos, ou degraus, que vão te levar a atingir a meta principal, registrada no quadro 1.

Passo 3: Você se lembra que a esperança tem a ver com a sua capacidade de descobrir novos caminhos? Produza pelo menos três caminhos diferentes, ou seja um plano B, um plano C e um plano D para atingir a sua meta.

No quadro 3, você pode fazer pequenas variações na sua meta meta principal de forma que ainda mantenha os mesmos ganhos desejados. Lembre-se que nossas metas têm que ter o mínimo de flexibilidade para que elas possam ser alcançadas.

Ao saber que você tem alternativas, você ficará bem mais segura para ir em frente!

E finalmente, o Passo 4: Escreva no quadro 4 qual será o seu primeiro passo, aquele que você vai fazer ainda hoje.

Essa foi a minha pílula de Felicidade para a Esperança!

Embaixo dessa página, tem um espaço para comentários. Você pode postar algum comentário ou alguma dúvida se você tiver. Ah.. ao fazer alguma pergunta, não esquece de me marcar para que eu seja notificada através do meu fecebook e possa continuar te ajudando mais e mais!

Faça o download da folha de exercícios: Modulo3

 

Comentários

comentários