Tem dúvidas ou sugestões pra me dar? Envie por esse formulário ao lado que eu faço questão de te responder pessoalmente 😉

Comentários

comentários

Conheça as 5 maneiras de revolucionar a sua vida através de uma simples atitude

Conheça as 5 maneiras de revolucionar a sua vida através de uma simples atitude
28 de agosto de 2015 Erika Mendel

Os cientistas da Psicologia Positiva descobriram que 40% da nossa felicidade está enraizada em atividades intencionais. Os outros 50% dependem das genética e somente 10% das circunstâncias da vida. Incrível, não é?

E é com base na solução dos 40% que eles desenvolveram em “laboratório”, atividades para aumentar a felicidade, com comprovação científica.

http://bit.ly/venhaserfeliz2015

Essa atividade é a Expressão da Gratidão!

Essa atividade poderá até parecer piegas para algumas pessoas mas o que divulgo aqui foi comprovada em laboratório..

A primeira coisa que você tem que entender a respeito de expressar a gratidão é que ela é muito mais do que dizer obrigado.

Saiba você que as pessoas gratas são relativamente mais felizes, energizadas e esperançosas.

As pessoas gratas tendem a ser mais prestativas, empáticas, mas espiritualizadas e/ou religiosas e menos materialistas do que as pessoas menos predispostas ao agradecimento.

http://bit.ly/venhaserfeliz2015

A Gratidão no laboratório..

Um dos estudos científicos que concluiu isso, foi feito da seguinte forma: Trabalharam com 02 grupos. Para o primeiro grupo, o grupo de teste, foi solicitado que os participantes registrassem 1 vez por semana, durante 10 semanas seguidas, uma lista de 5 motivos pelos quais eles estavam agradecidos.

Para o outro grupo, de controle, solicitaram que registrassem 1 vez por semana, durante 10 semanas seguidas, uma lista de 5 maiores discussões da semana ou simplesmente registrassem acontecimentos diários, sem importância.

Os resultados foram muito entusiasmantes. O grupo de teste, que registravam os agradecimentos, tendiam a se sentir mais otimistas e satisfeitos por suas vidas. Eles melhoraram sintomas físicos como dor de cabeça, tosse e náuseas e passaram mais tempo fazendo exercícios físicos.

Também foram feitos testes em pacientes com doenças crônicas: os pacientes que relatavam as suas gratidões de forma regular, desenvolveram emoções positivas melhorando seu estado emocional geral.

Conclusão: participantes que expressaram gratidão de maneira regular, como consequência, se tornaram mais felizes.

E como isso pode acontecer?

Vou te apresentar agora 7 mecanismos que explicam como isso acontece:

Primeira maneira:
Pensar de maneira agradecida incentiva a saborear as experiências positivas. Por exemplo: ser grato pela família que se tem, nos faz saborear mais os momentos que passamos com ela. Ou.. imagine que alguém te traga um brigadeiro. Você anteriormente nem estava tão a fim de comer doces, mas essa oferta foi feita de forma tão espacial, você ficou tão grata, que o sabor desse brigadeiro foi diferente de todos os outros que você já havia provado.

Segunda Maneira:
Expressar gratidão favorece o automerecimento e a autoestima. Quando você percebe o quanto as pessoas fizeram por você ou então o quanto você fez ou faz na vida, seja para você mesmo ou para o outro, isso te traz satisfação.

Terceira Maneira:
A Gratidão ajuda as pessoas a lidarem melhor com o estresse e com o trauma. Após o ataque terrorista de 11 de Setembro, descobriu-se que a gratidão foi a segunda emoção mais comumente sentida (depois da simpatia), ou seja, a gratidão ajuda a “dar a volta por cima”.

Quarta Maneira:
A expressão da gratidão encoraja o comportamento moral. É mais provável que pessoas agradecidas ajudem mais a outras pessoas.

Fizerem um teste com 2 grupos de pessoas aleatoriamente. Para o primeiro grupo, colocou-se moedas em um telefone público. Como o outro grupo, não colocaram nada.

Em seguida, simulavam uma situação na qual uma outra pessoa,  a qual fazia parte do estudo, necessitava ajuda (para recolher um objeto que caia no chão propositalmente, ou outra coisa parecida).

As pessoas que encontraram moedas, tinham muito mais propensão e ajudar as pessoas da simulação do que aquelas que não encontraram moedas.

Quinta Maneira:
Estabelecer relações sociais, fortalecer relações existentes e alimentar novas. Quando as pessoas são gratas às outras, elas têm uma tendência a desenvolver um relacionamento mais íntimo e de melhor qualidade?

Sexta Maneira:
Expressar gratidão tende a inibir comparações antipáticas com os outros. Você simplesmente é agradecido pelo que tem, e dessa forma provavelmente você prestará menos atenção e sentirá menos inveja na grama do vizinho, afinal você está mais preocupado com a sua própria grama.

Sétima Maneira:
A gratidão é incompatível com sentimentos negativos, como raiva, ciúme e medo e por isso proporciona emoções positivas.

http://bit.ly/venhaserfeliz2015

Pílula de Felicidade para a Gratidão

Existem várias atividades regulares que você pode fazer. Vou te sugerir uma. Chama-se diário da gratidão:

1. Escolha alguma hora do dia que você possa se desligar de preocupações

2. Faça uma reflexão a respeito de coisas que você se sente gratidão: de 3 a 5 coisas. Você pode pensar em coisas em que você é bom, coisas que você gosta, em um lugar que você viveu, situações agradáveis no trabalho ou em família ou objetivos que você alcançou em algumas oportunidades que você teve.

3. Você pode observar como essa estratégia funciona melhor para você. Ela pode ser feita diariamente, 3 vezes por semana ou você pode escolher um dia da semana específico para fazer o diário de gratidão.

Deixe o seu comentário abaixo!

Comentários

comentários