Tem dúvidas ou sugestões pra me dar? Envie por esse formulário ao lado que eu faço questão de te responder pessoalmente 😉

Comentários

comentários

Como desenvolver estratégias de superação de dificuldades

Como desenvolver estratégias de superação de dificuldades
11 de novembro de 2015 Erika Mendel

Quando você se defronta com a dificuldade ou com uma situação que te causa dor, o que você faz? Você luta com ela ou você tenta se emocionar e harmonizar frente a ela? Esse artigo vai te ajudar na superação de dificuldades!

Existem dois tipos de superação:  a Superação Centrada no Problema e a Superação Centrada na Emoção.

A superação centrada no problema

Esse tipo de superação significa que você vai assumir a responsabilidade através de um comportamento em prol de resolve-lo ou seja fazer com que o aspecto ruim desapareça.

Só, que nem sempre isso é possível. Por exemplo: no caso da morte de uma pessoa ou de uma situação irreversível, não há o que fazer. Permanece somente a possibilidade de administrar as reações emocionais dos acontecimentos.

Na superação centrada no problema as pessoas concentram seus esforços a fim de fazer algo a respeito daquilo procuram encontrar uma estratégia sobre o que fazer assim como determinar um plano de ação.

A Superação centrada na emoção

É para quando frente ao acontecimento incontrolável ou não, podemos buscar uma harmonia emocional. Isso podemos fazer através de estratégias comportamentais ou cognitivas, como por exemplo: se distrair, reunir-se com pessoa,s praticar exercícios físicos, buscar apoio emocional em pessoas próximas ou grupos de apoio (religião, terapia por exemplo).

Construção de benefícios com o trauma

Construir um benefício com trauma significa buscar algum valor ou ganho, ou seja, alguma coisa boa frente à perda ou acontecimento negativo. Nesses casos, após o trauma, o sentido da vida passa a ter mais valor experimentando um crescimento pessoal.

Um exemplo poderia ser de uma pessoa que teve câncer e superou a doença e que encontrou um sentido maior em sua vida após a enfermidade.

Buscar benefícios em acontecimentos negativos é uma estratégia de superação muito eficaz que implica ver um valor em alguma perda ou trauma.

Algumas pessoas, por exemplo, afirmam que seus relacionamentos se beneficiaram, ficaram mais profundos, mais substâncias ou mais importantes depois do trauma do que eram antes.

Construir os benefícios com acontecimentos negativos podem influenciar a saúde física e emocional gerando impacto positivo na felicidade.

Isso pode ocorre pois, durante uma situação traumática ou pós-traumática, muitas pessoas se percebem reunindo recursos que anteriormente nunca haviam acessados, propiciando a essa pessoas novos comportamentos frente à novas situações, acessando recursos que nunca haviam sido acessado antes.

Existem três caminhos potenciais frente a um grande desafio: 

São eles: sobrevivência,  recuperação  e Progresso

Qual deles você costuma tomar?

A sobrevivência é simplesmente uma administração de prejuízo. O funcionamento está voltado apenas para a manutenção da vida. Houve somente perda onde seus estados emocionais não são favoráveis.

Na recuperação a pessoa volta a trabalhar de modo produtivo, volta a se relacionar de forma satisfatória e, aos poucos, consegue atingir o seu estado original.

No progresso ela não só volta a seu estado original, como se eleva. Essa pessoa passou por um verdadeiro processo de transformação!

A importância do Apoio social

Buscar um apoio social, um conforto, um contato em Momentos de tensão é uma das  estratégias mais eficientes de superação que existe .  Apoio social nos deixa mais felizes, menos ansiosos, menos deprimidos e afetando diretamente o funcionamento do nosso organismo.

Amigos, parceiros, companheiros, confidentes dão a você um lugar de conforto para dividir sentimentos e descobrir que você não está só nos problemas.  Atenção: é importante que esse apoio social seja de qualidade, ou seja, que as pessoas impulsionem.

Pacientes de câncer que frequentam grupos de apoio semanais vivem em médias 18 meses a mais.

Pílulas de Felicidade

Uma forma de Desenvolver estratégias de superação de dificuldades é descobrir significado por meio da escrita expressiva.

Várias pesquisas foram feitas em laboratório sobre essa estratégia, solicitando que as  pessoas que escrevessem suas experiências de vida mais aflitivas ou dolorosas.

O ato de escrever nos permite a superar as definições sobre o trauma mediante a exteriorização e liberação das emoções.  Ao escrever, sobre a vivência, nos “obriga” a organizar e integrar os pensamentos e imagens em uma narrativa coerente, facilitando descobrir um significado, uma maior compreensão e um sentido de controle.  Ao encontrar um sentido e lógica no trauma as pessoas se ocupam de experiências emocionais mais administráveis.

Você vai precisar de um diário. Durante os próximos 4 dias você vai escrever sobre os seus pensamentos e sentimentos mais profundos a respeito da experiência mais traumática da sua vida.

Você vai explorar as suas emoções e os seus sentimentos mais profundos.  Vai vincular o assunto às suas relações com as outras pessoas que também tiveram participação nesse evento,  direta ou indiretamente.  Você pode vincular esses acontecimentos ao seu passado,  presente e ao seu futuro.  Considere o que você fez durante esta situação e busque resultados dos quais você orgulha.

Deixe o seu comentário abaixo! e Até a próxima!

Bjs

Erika

Comentários

comentários