Tem dúvidas ou sugestões pra me dar? Envie por esse formulário ao lado que eu faço questão de te responder pessoalmente 😉

Comentários

comentários

Como realizar seu sonhos através da Autoeficácia

Como realizar seu sonhos através da Autoeficácia
28 de abril de 2016 Erika Mendel

Nesse artigo vamos falar da Autoeficácia, importante recurso psicológico para os momentos de crise!

Vou te contar uma estorinha: Eu vou te contra Mito de Pigamaleão e o poder da crença.

Na antiguidade, na região da Grécia, Pigmalião era o rei de Chipre e também um habilidoso escultor. Ele passava horas de seu dia dedicado à sua arte.  Ele era muito habilidoso e podia olhar um bloco de mámore e enxergar a escultura que estava presa ao seu interior. 

Pigmaleão  e não era casado e tinha um certo descrédito  pela mulheres. Um dia, ele resolveu entalhar um bloco de mármore com o objetivo de materializar o seu ideal de mulher. Ele esculpiu para si uma estátua de uma donzela belíssima, dotada de diversos atributos que o encantavam imensamente. Quando terminou a obra, tinha certeza que era sua melhor obra! Era a mais bela e mais perfeita escultura de mulher e ele apaixou-se pela escutura. Ele deu o nome à sua estátua de Galatéia.

Galatéia representava para Pigmaleão todas as suas esperanças, sonhos,  possibilidades e propósitos.

A lenda conta que, certa vez, durante para um grande festival dedicado à deusa Afrodite, deusa do amor e da beleza, Pigmalião faz suas homenagens à deusa e a pediu a Afrodite que transformasse Galetéia em um mulher de verdade. Seu desejo foi realizado durante aquela noite enquanto Pigamalão dormia abraçado a sua estátua amada, agora, transformada em mulher.

O mito ilustra o poder das nossas crenças em transformar algo em realidade.  O Efeito pigmaleão representa a nossa crença  de concretizar nossos sonhos e expectativas em todas as áreas da nossa vida. Quanto mais desejados e perseguidos, acabam se  tornando personificados: assim como Pigmalião que tanto amou e desejou Galatéia, conseguiu por fim que ela ganhasse vida.

Gostou dessa estória inspiradora? As estórias e mitos servem pra isso, pra nos inspirar.

Agora vamos à teoria que dá base ao módulo:

Autoeficácia ou autoconfiança. Confiar vem da palavra “fides”, que significa ter fé. Ter fé em si mesmo, acreditar em si mesmo. Está relacionado a saber fazer.

Bem, o seu nível de autoconfiança se evidencia de várias maneiras: o seu comportamento, a sua linguagem corporal, a forma como você fala, o que você diz, e assim por diante. Mas este é um processo de aprendizagem. As vezes não sabemos que sabemos, mas quando você sabe que sabe, você fluirá nesta ação!

Autoeficácia envolve a confiança na própria capacidade de atingir algum objetivo. Ela é formada a partir de crenças que as pessoas têm de produzir os efeitos desejados através de suas próprias ações e comportamentos. A crença básica da autoeficácia é “Eu posso fazer”.

Diante de um desejo de atingir um objetivo a pessoa analisa quais são as suas capacidades e quais são as ações necessárias para isso.

Uma coisa que você precisa saber é que a autoeficácia é um padrão cognitivo aprendido, ele não é herdado geneticamente. Esse padrão ele se desenvolve na infância.  Por se tratar de um sistema de crenças a respeito de si mesma,  é possível desenvolver exercícios e hábitos que vão te levar a ser mais autoeficaz, ou seja pode ser aprendidos por qualquer pessoa.

Vou te contar agora um sonho de autoeficácia – 5 motivos para você desenvolver a sua:

As pessoas com autoeficácia…..

  • Encaram os desafios como oportunidade
  • Têm mais motivação e persistência para mudar comportamentos e atingir metas
  • Têm a capacidade de se recuperar melhor e mais rápido de eventos traumáticos
  • Perseveram mas a realizar dietas e exercícios físicos e se comprometem mais com tratamentos médicos
  • São mais capazes de estabelecer relações significativas com as pessoas à sua volta
  • Têm mais chances de realizar ações que resultarão na área patrimonial como poupar, gastar dinheiro de maneira disciplinada, diversificar investimentos

Vamos fazer um pequeno teste para ver como anda a sua autoeficácia. Vou te descrever algumas características de pessoas com alta autoeficácia que vão aparecer num quadro branco ao lado. Você vai marcar de 0 a 5 de como você sente que está com relação a essas afirmações, sendo zero nada e 5 o máximo.

Vamos lá?

  • Você define para si objetivos elevados?
  • Você faz o que for necessário e se esforça para alcançar suas metas?
  • Você lida bem com diversos acontecimentos da vida,mesmo os mais adversos?
  • Você lida e gosta de desafio e chaga até mesmo a procurá-los?
  • Você acredita que é capaz de vencer obstáculos e adversidades?
  • Você é mais persistente e perseverante diante dos obstáculos?
  • Você mantém a autoconfiança na capacidade de ser bem sucedido em seus empreendimentos?
  • Contuma estar motivada?

E aí ? qual foi a s sua média? Acha que está precisando melhorar? Reflita sobre seu resultado!

Bem.. eu posso te ajudar nisso… vamos para a nossa Pílula de Felicidade:

Pílulas de Felicidade para aumentar o senso de autoeficácia:

Vamos fazer um exercício para trabalhar a autoeficácia por meio de imagens mentais.

Primeiro preciso que você imprima a folha de exercícios disponível nessa página para preencher.

Objetivo desse exercício é se preparar pra enfrentar desafios futuros com êxito, aumentando o seu senso de autoeficácia.

Vamos lá?

Passo 1: Escreva no quadro 1 um desafio a ser superado nos próximos meses.

Passo 2: Feche os olhos, e de forma relaxada faça algumas respirações profundas.

Passo 3: Traga a sua tela mental, imagens de experiências passadas onde você tenha se saído bem. Veja essas imagens, como elas se apresentam?  Estão próximas, estã coloridas, como está o foco dele? Nítido?

O que você está escutando? O que as pessoas falam? O que vc mesma se fala, ou seja qual o seu diálogo interno? O que vc sente no seu corpo? Faça um escaneamento no seu corpo e perceba, absorva essas sensações..

Respire novamente profundamente e vá voltando aos poucos para a sua folha de exercícios e quando puder, responda a escrevendo no quadro 2 quais foram essas experiências.

Passo 4: Agora, no quadro 3, escreva pelo menos 5 razões que levam você acreditar que irá se sair bem no próximo desafio. Pare o vídeo para poder escrever com calma.

Passo 5: No quadro 5  liste 10 recursos internos e 10 recursos externos que você tem para lidar com esse desafio. Pare o vídeo para poder escrever com calma.

Essa foi a minha Pílula de Felicidade!

Embaixo dessa página, tem um espaço para comentários. Você pode postar algum comentário ou alguma dúvida se você tiver. Ah.. ao fazer alguma pergunta, não esquece de me marcar para que eu seja notificada através do meu fecebook e possa continuar te ajudando mais e mais!

Faça o Download da Folha de Exercícios: Modulo1

Comentários

comentários