Tem dúvidas ou sugestões pra me dar? Envie por esse formulário ao lado que eu faço questão de te responder pessoalmente 😉

Comentários

comentários

Resiliência, superando dificuldades para crescer e florescer

Resiliência, superando dificuldades para crescer e florescer
28 de abril de 2016 Erika Mendel

Olá! Nesse artigo vamos experimentar e crescer em resiliência!

Antes de trazer mais resiliência para sua vida, vou te contar uma estória…O mito da ave fênix.

O mito da ave Fênix surgiu muito antes de Cristo. Fênix era uma ave muito grande e sua plumagem era feita de ouro. Diz a lenda que,  ao aproximar-se do fim de seu ciclo de vida,  pressentindo a sua morte, ela preparava uma fogueira funerária com ramos de mirra, canela e sálvia.

Este ninho aromático  se autoincendiava ao ser exposto aos raios de sol e logo que isso acontecia ave fênix se atirava nas chamas, em uma espécie de suicídio até se transformar em cinzas.  Dos restos mortais surgia uma espécie de larva, que crescia rapidamente e se transformava em uma nova ave fênix,  ainda mais bonita e forte do que a anterior. 

A ave Fênix simboliza a imortalidade, os ciclos naturais de vida e morte, o renascimento. O mito ilustra a capacidade de resiliência que existe em todo o ser humano. Fênix era tida como um símbolo de persistência, de transformação, de recomeço e, principalmente, de resiliência, em uma vitória da vida sobre a morte.  Em algumas culturas, acreditava-se que a Fênix possuía uma força sobrenatural, permitindo-lhe carregar fardos excessivamente pesados.

Após essa ilustração, vou de conceituar a resiliência. Resiliência é a capacidade de resistir e de lidar bem com as adversidades.

Em face alguma coisa ruim que te aconteça, seja ela um trauma, uma perda, uma mudança radical ou uma dificuldade significativa, uma pessoa resiliente é capaz de seguir em frente a pesar de tudo!

Isso é possível pois ela traz consigo um senso de propósito! São capazes de seguir em frente se adaptando, e o que é mais incrível, elas têm a capacidade de crescer ainda mais a partir dessa experiência ruim!

Bem, ao enfrentar uma adversidade você tem 3 alternativas:

– Você pode se agarrar a situação negativa, o que vai te fazer ficar ainda pior te levando para um poço que muitas vezes não tem fim.

– Você ainda pode escolher ficar onde você está, mas lembre-se que isso não gera nenhuma mudança, nem em você e nem na situação.

–  A terceira alternativa é o caminho da resiliência, onde além de superar, você sai ainda mais fortalecida da experiência negativa.

Muita gente acha que as pessoas resilientes são frias,  e não se deixam atingir por emoções negativas.  Mas isso é um erro pois essas pessoas experimentam sim o sofrimento, a dor, a tristeza.  Mas elas fazem isso por um tempo limitado. Mergulham profundamente nesses  estados,  mas encontram um sentido para experiência, e isso as motiva a sair mais rapidamente desses estados.

Elas conseguem dar um novo significando à realidade,  se transformando e se tornando ainda mais saudáveis, mais sábias, mais funcionais e humanas.

Elas tem um alto grau de flexibilidade conseguindo adaptar-se ao elemento transformador o que permite que elas possam recriar a sua história.

Uma atitude positiva, uma interpretação positiva da situação, o otimismo e os mecanismos de enfrentamento são decisivos para que as pessoas possam encontrar o caminho das oportunidades e crescer frente às dificuldades.

Por que aumentar a sua resiliência?

  • A resiliência reduz o estresse, a ansiedade e a depressão.
  • Ela diminui os riscos de doenças mentais e de condutas Suicidas
  • Ela melhora o funcionamento do sistema cardiovascular
  • Aumenta expectativa de vida
  • No trabalho, a resiliência pode aumentar a sua eficiência ao encarar as adversidades te ajudando a se adaptar a novos cenários.
  • Os resilientes não gastam energia se preocupando à toa com o futuro. Pelo contrário eles se focam na situação presente, o que diminui a sua ansiedade e propiciam melhores alternativas para ir em frente.
  • São boas em ver o todo e extrair melhor dentro do ruim

Bem, agora que você conhece sobre a resiliência e o porque ela é importante, vou te fazer algumas perguntas chaves a respeito da resiliência e de você:

– Será que você é capaz de encontrar um significado na vida,  algo que seja maior que as dificuldades que você passa nesse momento?

– Será que você acredita que pode influenciar o meio ambiente e os acontecimentos a sua volta em prol de uma situação e de uma vida mais adequada e feliz?

– Será que você acredita que as experiências, sejam elas positivas ou negativas vão te levar ao crescimento e ao aprendizado?

Essas são as crenças básicas das pessoas resilientes!

Pílulas de Felicidade:

Vamos fazer um exercício que convida você a rever o seu sistema de crenças

Ele tem como objetivo desenvolver e reforçar um sistema de crenças que vai te ajudar a tornar-se mais resiliente.

Vamos lá?

Lápis e papel na mão! Lembrando que nessa página você encontra um documento com o detalhamento do exercício. Você pode imprimi-lo e escrever nele. Então se quiser, pode parar o vídeo e imprimir para registar tudo mais facilmente.

Passo 1: Escreva no quadro 1 uma situação adversa algum problema

Passo 2: No quadro 2, Escreva a interpretação que você deu a respeito dessa situação

Passo 3: No quadro 3, forneça 3 outras explicações para o fato.

Passo 4: No quadro 4, escreva o que você pode fazer sobre o que aconteceu como você pode lidar com a adversidade.

Passo 5: Escreva no quadro 5 o que você pode aprendeu com essa situação e em que aspectos você cresceu. Seja generosa com você!

Essa foi a minha pílula de Felicidade para a Resiliência!

Embaixo dessa página, tem um espaço para comentários. Você pode postar algum comentário ou alguma dúvida se você tiver. Ah.. ao fazer alguma pergunta, não esquece de me marcar para que eu seja notificada através do meu facebook e possa continuar te ajudando mais e mais!

Faça o download da folha de exercício: Modulo4

Comentários

comentários